A importância do volume I

Porque é importante conhecer o primeiro volume lançado em dezembro de 2018?

 

A obra “Memórias do Tatuapé” será composta por dois volumes. O primeiro, que acaba de ser lançado e está subintitulado como “Uma viagem às origens nos séculos XV a XVII”, é um convite para a pequena viagem que desvendará os fatos mais longínquos que deram origem, não só ao progressista Tatuapé, mas ao mesmo tempo também, a outros tantos bairros de São Paulo nascidos em semelhantes condições, como por exemplo, a Penha.

Até que seja concluído pelo autor e seus “companheiros de viagem” – personagens conhecidos da história da colonização e outros menos lembrados –, os mesmos caminhos entre o litoral e o sertão serão percorridos para encontrar as origens do lugar que se transformaria na cidade de São Paulo e os aglomerados que surgiram depois de muitas aventuras vividas pelos pioneiros que ousaram desafiar a íngreme coluna costeira para atingir o planalto.

A obra trata especificamente da região que no futuro se chamaria Tatuapé, mas para isso desvenda fatos históricos, explora mapas, conhece o poder dos rios, entre outros fatos importantes, durante a trajetória descrita no volume I. Esta história se tornará ainda mais empolgante com a publicação do volume II, que já está sendo escrito. Para Gerson Soares, foi essencial conhecer a origem, para depois compreender como as primeiras e fascinantes descobertas dos anos que viriam a partir do século XVIII, transformariam a vida das pessoas e as infinitas possibilidades que a América prometia às famílias de imigrantes, fechando outro ciclo.

Como bairro que nasceu à beira do Tietê e se transformou em mais um daqueles lugares para onde vinham os menos afortunados. Historicamente, o Tatuapé tem suas raízes menos recentes no operariado e posteriormente progrediu com a migração das classes que subiram na escala da pirâmide social. Porém, seus primeiros passos são muito antigos e dignos de estudos, como este que fazemos. Interagindo com este site, nosso intuito é proporcionar com essa leitura uma satisfatória experiência aos estudantes, pesquisadores e interessados.

Share This